Informações meteorológicas e vidas humanas:
Nossas responsabilidades.

Perfil do Presidente


Sr. André Redine de Avellar

Curador do Instituto

Termina seus estudos de 1º grau e 2º grau no Colégio Militar de Brasília. Ingressa aos 17 anos na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante graduando-se em Bacharel em Ciências Náuticas aos 20 anos.

Possui a Carta homologada pelo Almirantado Brasileiro de Prático do Estado do Rio de Janeiro, tendo pleno conhecimento de todos os Terminais, Atracadouros e Berços da Baia de Guanabara e Baia da Ilha Grande e de todas as Embarcações e Plataformas totalizando mais de 100 berços.

Ato de Bravura dado pelo Congresso Nacional, Capitania dos Portos, Governo Estadual e Municipal pelo desvio de rota do petroleiro “Mosocean” na Baía da Ilha Grande em Angra dos Reis sendo tal reportagem a Capa da Revista dos Práticos do Brasil .

Viajou para mais de 20 países coletando dados para suas pesquisas de ordem atmosférica.

Proprietário da maior Coleção de Cartografia Marítima da América Latina onde as dividiu nos Títulos chamados Divisões Históricas e Geográficas das Cartas Marítimas Mundiais dividindo-as em 25 Títulos.

Presidente do 1º Instituto de Pesquisas da Navegação e Meio Ambiente na Costa Verde e 1º Museu dedicado a Barão de Teffe e Nair de Teffe.

Inventor da ciência chamada BioMeteoFisica,Ciência que estuda os Fenômenos Meteorológicos Universais através das Ciências da Cromatografia, Física de Aceleração de Massas, Física Quântica, Meteorologia, Astronomia e Cartografia Marítima .

O objetivo desta nova Ciência é o de solucionar Problemas Mundiais de Ordem Atmosférica e explicar o desenvolvimento atmosférico e suas fases desde a Era do Gelo até os dias atuais.

Idealizador de Projetos de Separação Molecular usando a Água e CO².

Escritor, Autor do livro “Carta ao Capitão dos Portos” onde descreve todos os Fatos e Acidentes de Navegação e peculiaridades durante seus últimos 10 anos como Prático do Estado do Rio de Janeiro e sua visão da Geopolítica Mundial em suas viagens ao Oriente e Europa.

Artista, membro da Associação Nacional de Artes .

Idealizador do Controle do Ponto de Fulgor para Combate a Ignições Espontâneas em Florestas.

Autor do 1º livro de Meteorologia no Brasil voltado para o público infantil, “Meteorologia: O Professor Mundinho e suas explicações”, série inicial de uma seqüência de publicações voltadas ao Público Infantil.

Sr. André Redine aliou sua vasta experiência e conhecimento do trabalho marítimo para abrir um canal de comunicação do Município de Itaguaí com o Brasil e até mesmo com o resto Mundo, criando o IPAN.

Como Curador Principal sua nova etapa no Instituto agora é a de buscar uma parceria que se interesse pelos Acervos do Instituto, sua área de 8000 m2 e suas Pesquisas, disciplinando a Área Interna e Visitação e idem a continuação dos Projetos na Área Marítima e Portuária, grande interesse Nacional.

 

Palavras do Curador:

“Instruir o conhecimento Marítimo; orientar as crianças e jovens ao conhecimento do Mar e seus navios; mostrar que a vida do Homem do Mar e suas dificuldades fazem parte de um Projeto mais que Institucional, fazem parte de um Projeto de Vida aos que têm a oportunidade, em Terra, de estar junto aos seus…”

“Os brasileiros precisam interagir com o mar e suas Ciências, abro desde já meus conhecimentos e Arquivos a População Brasileira“.

 

Atenciosamente,

André Redine de Avellar
Presidente e Curador