Informações meteorológicas e vidas humanas:
Nossas responsabilidades.

Pluviometria


Play
Slider


Laboratório de pluviometria:
Medição Artificial de Chuvas e Corrosão de Solo

A chuva (do latim pluvia) é um fenômeno meteorológico que resulta da precipitação das gotas líquidas ou sólidas da á gua das nuvens sobre a superfície da Terra. Durante o fenômeno da precipitação, gotas pequenas crescem por condensação de vapor de água. A seguir, elas podem crescer por captura de gotas menores que se encontram em sua trajetória de queda, ou por outros fenômenos.

Quando duas pequenas gotas d’água se unem e, com isto, formam somente uma gota que possui dimensões maiores, dizemos que ocorreu um fenômeno denominado “coalescência”. Nem toda chuva atinge a superfície: algumas evaporam-se enquanto ainda estão a cair, num fenômeno que recebe o nome de virga e que acontece principalmente em locais ou períodos de ar seco. A chuva tem papel importante no ciclo hidrológico e pode alterar a sensação térmica do ambiente.

O IPAN Criou um pluviógrafo como monitoramento real artificialmente , do que poderá estar acontecendo em determinada região a partir de estudos de cientistas que trabalham arduamente para o bem estar da população